8 Building

Cidade de Lisboa

DESIGNAÇÃO DA INTERVENÇÃO URBANA:
Nome: 8 Building
Localização: Praça D. Luís I, nº 30, 1200 Lisboa
Promotor/dono de obra: Habitat Invest - Luís Corrêa de Barros
Arquiteto: Manuel Aires Mateus
Construtor: DST
Data do fim de construção: 01/01/2017

ENTIDADE QUE APRESENTA A CANDIDATURA: Empresa:
Morada:
Localidade:
Código Postal:
Telefone: 911111111
Site:
APRESENTAÇÃO BREVE DA INTERVENÇÃO URBANA:

O projeto de recuperação e adaptação do edifico ficou a cargo do arquiteto Manuel Aires Mateus que propôs a recuperação do edifício existente em todos os seus elementos, numa intervenção clara de conservar a sua imagem urbana e arquitetónica.

A construção pautou-se pelo emprego de materiais e técnicas contemporâneas, de forma a atingir os melhores padrões de qualidade, segurança, fiabilidade e conforto.

Paralelamente à conservação e recuperação das fachadas existentes, foi mantido o sistema existente de lajes, vigas e pilares estruturais. As paredes novas construídas são em alvenaria de tijolo furado, sendo simples nas paredes interiores de cada habitação e duplas com caixa de ar e isolamento acústico nas paredes entre diferentes fogos ou entre fogo e áreas comuns.

MOTIVO DA CANDIDATURA:

O desenvolvimento do ‘8 Building’ implicou uma grande responsabilidade, dada a natureza ambiciosa do projecto e o registo histórico do edifício, considerado, nos anos 50, o mais moderno de Portugal. Inicialmente, existiu alguma contestação em torno do empreendimento, no entanto, perante o resultado agora desvendado, não se ouvem vozes críticas e apenas elogios, já que foram mantidos os traços originais do edifício e se conseguiu desenhar um espaço que traz uma nova dinâmica para os moradores, lojistas e público em geral. Este espaço é mais um exemplo de como a reabilitação pode manter a autenticidade dos imóveis, enquanto garante a modernização e valorização da cidade de Lisboa.