Casa Salabert e-learning café do Jardim Botânico

Comercial & Serviços

DESIGNAÇÃO DA INTERVENÇÃO URBANA:
Nome: Casa Salabert e-learning café do Jardim Botânico
Localização: Rua do Campo Alegre 1191, Porto
Promotor/dono de obra: Universidade do Porto
Arquiteto: Nuno Valentim, Margarida Carvalho, Frederico Eça + Paulo Farinha Marques, Cristina Marques (Arq. Paisagista)
Construtor: AOF
Data do fim de construção: 01/01/2017

ENTIDADE QUE APRESENTA A CANDIDATURA: Empresa:
Morada:
Localidade:
Código Postal:
Telefone: 911111111
Site:
APRESENTAÇÃO BREVE DA INTERVENÇÃO URBANA:

Trata-se da casa rural de apoio à quinta da família Andresen, hoje Jardim Botânico do Porto. Recentemente ocupada pela Universidade do Porto, a construção foi sendo adulterada e ampliada ao longo dos tempos. A proposta recupera a mancha de implantação documentada em 1925 e liberta os espaços interiores para salas de estudo que integram o e-learning Café do pólo do Campo Alegre da UP. Demolindo as construções anexas, recuperou-se ainda a sua relação com os espaços exteriores e integração no Jardim Botânico.

MOTIVO DA CANDIDATURA:

A intervenção actualiza o espaço a um novo programa que se revelou com grande impacto na comunidade académica. A adesão extraordinária dos estudantes comprova-o.

A intervenção foi realizada com sentido crítico em relação à pré-existência – demolindo as construções anacrónicas e valorizando os elementos ainda reconhecíveis (sistema construtivo, relação com envolvente, escala, espacialidade interior).

Apesar do enorme incremento de conforto (espacial e infraestrutural) a intervenção manteve-se num custo global muito controlado. A obra testemunha que o diagnóstico cuidado associado e a cultura de projecto fundamentam soluções de arquitectura e especialidades atentas e rigorosas face ao programa e custos envolvidos.