Quarteirão das Cardosas

Residencial

DESIGNAÇÃO DA INTERVENÇÃO URBANA:
Nome: Quarteirão das Cardosas
Localização: Rua Trindade Coelho/ Rua das Flores e Praça de Almeida Garret, Porto
Promotor/dono de obra: Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado em Reabilitação Urbana "First Oporto Urban Regeneration Fund"
Arquiteto: Rosário Rodrigues Almeida
Construtor: Lucios
Data do fim de construção: 01/01/2017

ENTIDADE QUE APRESENTA A CANDIDATURA: Empresa:
Morada:
Localidade:
Código Postal:
Telefone: 911111111
Site:
APRESENTAÇÃO BREVE DA INTERVENÇÃO URBANA:

Quarteirão das Cardosas, Porto. Este quarteirão localiza-se no centro da cidade do Porto, em frente à estação de São Bento e da Avenida dos Aliados. Situa-se entre Rua Trindade Coelho, Rua das Flores e Praça de Almeida Garrett numa zona com boas acessibilidades e serviços de transportes públicos. É uma zona que constitui um pólo de atracção turística pelos seus monumentos históricos e proximidade da zona da Ribeira do Porto classificada como Património Mundial da Humanidade. As ruas Mouzinho da Silveira e das Flores caracterizam-se pela sua beleza arquitectónica, com a maioria dos prédios do séc. XVIII e XIX. A intervenção em curso no Quarteirão das Cardosas no Porto é um exemplo do esforço nacional de reabilitação urbana, o qual é urgente não só do ponto de vista urbanístico, cultural e turístico, mas também como forma de dinamizar o mercado imobiliário e todas as empresas que dele dependem. Esta intervenção de reabilitação urbana é constituída por 19 edifícios, com uma área de construção de 6.450 m2, correspondente a 52 fogos com tipologias T1 e T2, 19 lojas. Inclui ainda um parque público de estacionamento subterrâneo com 327 lugares. Para além dos novos espaços de comércio, serviços e restauração criados é de realçar a nova praça pública na cidade com 1600m2.

 

MOTIVO DA CANDIDATURA:

A FundBox com esta reabilitação demonstra não se preocupar por directivas puramente economicistas, mas também pela defesa do património e pela criação de um produto de qualidade. O nosso objectivo é dar a conhecer ao público em geral o produto final do que consideramos uma excelente reabilitação urbana, e premiar desta forma o trabalho de toda a equipa que fez parte deste projecto. O nosso objectivo é o de promover este tipo de reabilitação, no qual a recuperação do património arquitectónico sobrevaloriza os outros aspectos do projecto.