Nome: Palácio Mesquitela

Localização: Calçada do Combro – Largo Dr. António de Sousa Macedo nº 1

Promotor / Dono de Obra: EURONAPOLES – Sociedade Imobiliária Lda

Arquiteto: Diogo Maria de Lima Mayer

Financiamento: Banco Millenium BCP

Apresentação Breve da Intervenção Urbana: O projeto que se apresenta tem por objeto a reabilitação e renovação de um conjunto edificado que engloba o palácio do poço novo (também denominado por palácio dos condes mesquitela), classificado como imóvel de interesse público e edifícios anexos no seu tardoz, (estes não classificados) que com o primeiro formam um quarteirão integral na freguesia de santa catarina.

O projeto que se apresenta, teve como preocupação, uma abordagem baseada numa metodologia arqueológica, histórica e de enquadramento urbano, com vista a preservar a memória histórica do local, propondo restituir-lhe o uso habitacional que esteve na origem da sua génese e desenvolvimento.

Propõem-se uma obra de recuperação de vulto, aumentando as condições de segurança de todo o conjunto, reabilitando os elementos arquitetónicos de interesse, eliminando os desvirtuamentos da traça original, preservando e restaurando todos os elementos considerados de valor cultural e patrimonial ou que constituem um contributo para a caracterização do conjunto.

Motivo da Candidatura: A determinação do “grupo paço” em contribuir para a reabilitação de lisboa através da criação de habitação de qualidade faz com que a escolha dos imóveis e a sua localização sejam uma das questões de maior relevância, dando preferência ao património arquitectónico com mais interesse para a cidade. A partir daqui, os mínimos detalhes merecem a máxima atenção e o nível de exigência na qualidade e rigor das suas obras é exímio.

A empresa euronapoles, pertencente ao grupo paço, candidata-se ao prémio nacional de reabilitação urbana, devido ao facto, do palácio mesquitela ser um empreendimento que muito nos honra e compromete. Este tem, na sua génese, tudo que o pnru reclama, como iniciativa pioneira e única no panorama do imobiliário em Portugal.

Efectivamente, o condominio palácio mesquitela, reclama para si, o objecto de uma excelência na reabilitação urbana, criando uma mais-valia arquitectónica para a zona histórica onde está inserido.

O compromisso entre o antigo e o contemporâneo é evidente quando nos deparamos com o palácio, o uso de materias nobres na sua essência e manuseados por profissionais experientes, resultaram numa simbiose perfeita.

O “palácio mesquitela” é o nosso compromisso para com a cidade de lisboa, na valorização do nosso património e no profundo respeito pela nossa história.

Poster: