Nome: Liberdade Street Fashion

Localização: Av. da Liberdade, Braga

Promotor / Dono de Obra: Javene Imobiliária, SA

Arquiteto: Gonçalo Byrne

Construtor: Consórcio ABB/Britalar/DST

Financiamento: Banco Eurohypo/Hypothekenbank Frankfurt

Data do fim de construção: 05/01/2012

Apresentação Breve da Intervenção Urbana: No coração do centro histórico de Braga o Grupo Regojo desenvolveu um projecto imobiliário inovador de uso misto, com um investimento global de 40 milhões de euros, que alia a componente comercial às vertentes habitacional e de serviços contribuindo para a dinamização do comércio no Centro Histórico da cidade.
O Liberdade Street Fashion está implantado num perímetro de cerca de 6.000 m², no centro histórico de Braga. Tem uma área bruta de construção de 32.000 m², com comércio (12.600 m²), escritórios (2.300 m²), habitação (4.300 m²) e três pisos de estacionamento subterrâneo (12.800 m²).
Circundado por duas ruas pedonais – Av. da Liberdade e Rua Dr. Gonçalo Sampaio - este projecto de reabilitação e reconversão urbanística é um Projecto de Uso Misto obedece a um novo conceito de "comércio de rua".
Este conjunto comercial tem uma característica singular pois algumas Lojas só têm área comercial no Rés-do-chão enquanto outras têm área comercial também no mezanino ou no piso de cave uma vez que o pé direito das lojas é bastante generoso e permite o uso destes espaços como área comercial plena.
Nos Pisos 1 e 2 as lojas já obedecem a uma filosofia mais parecida à lógica de centro comercial - apesar de todas as lojas terem frente para a rua - com entrada pelos 2 halls que separam a parte reabilitada da nova construção – um situado na Av. da Liberdade e outro na Rua Dr. Gonçalo Sampaio. O acesso é feito através de escadas rolantes desde o Rés-do-chão. Tal como as lojas do Rés-do-chão, estas também são servidas por corredores técnicos para a circulação de mercadorias, já que há um monta-cargas para o efeito.

Motivo da Candidatura: O Liberdade Street Fashion alia a inovação ao respeito pelo passado através da oferta de espaços modernos na zona do centro histórico de Braga.
O “antigo quarteirão dos CTT” era, antes do Liberdade Street Fashion, um espaço onde se misturavam edifícios abandonados e degradados, desequilibrados nas proporções e com usos menos nobres, em contradição com a sua localização privilegiada que impunha a necessidade de integrar este espaço no quotidiano da cidade.
Localizado no centro histórico da cidade, numa zona cuja centralidade é indiscutível, é um projecto moderno e de referência na cidade de Braga, um projecto exemplar de reabilitação e requalificação urbana que permite que os seus utentes disfrutem de condições de conforto, segurança e agradabilidade incomparáveis.
O Liberdade Street Fashion foi ainda enriquecido pela incorporação de património arqueológico da época romana com elevado valor intrínseco, histórico e científico que pela sua importância levou a Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho (UAUM) a propôr a sua musealização “in situ”.

Poster: