Nome: Lar D. Afonso Henriques

Localização: Rua D. Afonso Henriques - Braga

Promotor / Dono de Obra: Seminario Conciliar de S. Pedro e S. Paulo

Arquiteto: Imago

Construtor: João Fernandes da Silva SA

Data do fim de construção: 21/11/2011

Apresentação Breve da Intervenção Urbana: A intervenção consistiu no restauro interior e exterior de um edifício situado no centro da cidade de Braga, bem perto da Sé Catedral, visando a sua adaptação para um Hotel Sénior. O espaço da intervenção ocupa parte do edifício do Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo, onde no passado funcionou a Casa Sacerdotal da Arquidiocese de Braga.

Nos pisos superiores foram criadas quatro suites de casal, dezoito suites individuais e sete duplas, respeitando os parâmetros legais e de qualidade atualmente exigíveis. No piso inferior mantiveram-se as instalações sociais, nomeadamente cozinha, refeitório e sala de convívio. A disposição arquitetónica dos espaços sofreu alterações significativas tendo sido criados novos percursos de comunicação verticais, designadamente caixas de escadas, elevadores e monta-camas, o que melhorou em muito as condições ao nível de funcionamento e segurança.

No exterior foi construído de raiz um “bloco” saliente que, pelo fato de estar forrado em chapa distendida na sua totalidade, quebra a imagem que existia há vários anos assinalando assim a existência de uma nova vida para o edifício.

Todas as caixilharias exterior que existiam em madeira com vidro simples foram substituídas, após aval positivo do IGESPAR, por caixilharias de PVC com vidro duplo visando o melhoramento energético do edifício. O tamanho da maior parte dos vãos existentes nas fachadas mantiveram-se, o que permitiu manter todos os elementos em pedra que envolvem as janelas e as portas do edifício, situação esta muito característica no centro da cidade de Braga.

Destaque ainda para a Remodelação do Espaço interior da Capela, agora designada por “Capela da Vida”, vencedora do prémio internacional de Arquitetura “ArchDaily 2011” para edifício religioso com a melhor arquitetura.

Motivo da Candidatura: A João Fernandes da Silva SA desenvolveu ao longo do seu historial diversos trabalhos na área da reabilitação quer ao nível público, privado ou investimento próprio da empresa.

Atualmente a reabilitação urbana é vista por vários especialistas como o futuro imediato e necessário para a sobrevivência do setor da construção no nosso país. É esta também a nossa convicção pelo que, todas as ações que promovam o arranque em força deste setor devem ser valorizadas e apoiadas como é o caso do prémio promovido pela Vida Imobiliária.

A participação no concurso proporciona à empresa, a publicidade positiva do trabalho desenvolvido produzindo um ganho de notoriedade com possibilidade de novas oportunidades de negócios.

Convites para futuras participações em apresentações públicas do projeto e de outros trabalhos da empresa, é também encarado por nós como uma mais-valia deste concurso.

Por outro lado, permite-nos adquirir experiencia e conhecimento com outros projetos de reabilitação a concurso, favorável para uma contínua melhoria e inovação dos nossos trabalhos. A motivação que a envolvência do concurso promove junto dos nossos colaboradores é também positiva e promotora de dinamismo e interesse pelos trabalhos desenvolvidos.