Nome: Hotel B&B Porto Centro

Localização: Porto

Promotor / Dono de Obra: Endutex

Arquiteto: FAA Arquitectos

Construtor: Lucios Engenharia e Construção

Data do fim de construção: 01/09/2011

Apresentação Breve da Intervenção Urbana: Os arquitectos Nelson de Almeida e Rosário Rodrigues, da FA-Arquitectos, assinam o projecto de transformação do imóvel. Esta intervenção compreendeu o edifício do antigo Cinema Águia D’Ouro, localizado em plena baixa portuense, que remonta a 1897.

O terreno possui uma área total de 1620 m2, encontrando-se naquele momento sem qualquer uso, existindo no local construções em ruínas do que foi no início um equipamento hoteleiro, mais tarde reconvertido a sala de cinema e espaço de café. Do edificado existente, o presente projecto teve a intenção de manter incólume o pano da fachada principal, original da década de 1930, com todas as suas características. Assim, a proposta previu a demolição total das ruínas existentes com excepção da fachada principal, concentrando-se a nova edificação no meio do lote, por forma a libertar as áreas contíguas aos prédios vizinhos (norte, nascente e poente), criando áreas verdes, permeáveis, e melhorando as condições de iluminação e ventilação existentes, no que se refere aos prédios contíguos. Quanto ao desenvolvimento do edifício proposto, temos cinco pisos acima da cota de soleira, sendo que os dois últimos pisos estão recuados, não havendo mesmo leitura do último piso para quem circula na Praça da Batalha e Rua de Santo Ildefonso, e um piso em cave destinado a estacionamento.

O edifício e agora constituído por 120 quartos de hóspedes distribuídos pelos pisos superiores, com a recepção do hotel e um espaço de cafetaria no R/C, estacionamento no piso -1 e salas técnicas no piso -2. Em termos funcionais, a cave -2 destina-se a zona técnica, enquanto que a cave -1 destina-se a zona técnica, balneários e aparcamento automóvel. No r/chão estão localizados o átrio, a recepção e a zona de estar alguns quartos. Os pisos superiores destinam-se aos quartos do hotel, com uma copa por piso. A cobertura dispõe de terraço que será utilizado como área técnica. Em termos de comunicações verticais, existem duas caixas de escadas e três elevadores, dois para uso dos clientes e o restante para uso do staff.

Motivo da Candidatura: Do ponto de vista construtivo, os desafios desta obra foram imensos – desde um reduzido espaço de estaleiro, ao circuito complexo que os camiões tiveram que percorrer para transportar materiais ate ao local. Mas a grande dificuldade foi o escoramento especial que foi utilizado, de modo a conter os prédios ao lado, que estavam muito próximos e debilitados. Mais do que valia patrimonial, o Aguia D’Ouro e acarinhado por ser peça essencial da memória colectiva da cidade do Porto.

O Hotel B&B Porto Centro, primeiro desta cadeia em Portugal, localiza-se em plena baixa histórica, no edifício que remonta a 1897 e que em tempos acolheu o Cinema Águia d’Ouro. Recuperando a fachada da década de 1930, e todo o charme deste centenário edifício, abandonado há mais de 20 anos, o hotel terá uma importância vital na atracção de turistas e outros visitantes à Baixa, o que permitirá dinamizar o comércio local e contribuir para a valorização e revitalização da zona envolvente, em particular, da Praça da Batalha. Dos destroços do cinema, recuperaram-se suportes de partituras da orquestra, um microfone antigo e uma bobina, entre outros achados arqueológicos que poderão ser vistos no hall do hotel.

Relembrando a história do edifício, onde foi estreado o primeiro filme sonoro em 1930, a decoração dos interiores confirma o tema do cinema através de uma vasta colecção de fotografias de grandes actores da história do cinema. Com uma excelente localização, e servido por todo o tipo de meios de transportes, constitui uma oferta de valor na hotelaria portuense, onde escasseava um hotel que conjugasse um nível elevado de qualidade, conforto e design a um preço verdadeiramente acessível

Poster: